Segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Vestibular UPF bate recorde de participantes e chama a atenção para violência mundial em tema de redação. Gabarito já foi divulgado

Publicado em 15.11.2015 11:24

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou no último sábado, 14 de novembro, um dos maiores vestibulares de sua história.  A Uirapuru acompanhou mais uma vez o processo ao vivo com o Claudionor Ramos e a Barbara Born.  O processo seletivo, que teve 11.004 candidatos, aconteceu na estrutura multicampi, no Campus Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Neste vestibular foram oferecidos 57 cursos.

Além do Rio Grande do Sul, a UPF recebeu para o vestibular candidatos de Santa Catarina e Paraná, na região Sul, além de Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

O curso de Medicina liderou a lista dos mais concorridos, com 89,93 candidatos/vaga.  Ainda figuram na lista os cursos de Odontologia, com índice de 9,05 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, com 9,02 candidatos por vaga; Direito (Noturno), com 6,72 candidatos por vaga; e Engenharia Civil (Noturno), para o qual há 6,40 inscritos para cada vaga oferecida.

A taxa de abstenção foi de apenas 7,1%. Os temas de redação foram “Dia da Não Violência: ‘ Um mundo mais sustentável será um mundo mais seguro’ e ” Uso excessivo de internet e celular pode viciar “. O Reitor José Carlos Carles de Souza destacou o sucesso do vestibular e o empenha da UPF em, mesmo diante da crise nacional, ofertar meios alternativos de pagamento. Com os cortes no FIES a instituição lançou financiamento próprio e garantiu a oportunidade de estudar aos seus vestibulandos.

A professora Claudia Toldo, do Curso de Letras, uma das responsáveis pelos temas da redação do vestibular, destacou a pertinência dos assuntos, especialmente o “Dia da Não Violência”.  O sábado amanheceu com todos os jornais do mundo destacando o atentado na França e a guerra ao terror, fato que certamente foi abordado pelos vestibulandos que fizeram a opção deste tema.  Claudia explicou que a redação tem o propósito de promover a reflexão do futuro acadêmico, desde já, ao mundo em sociedade.

A relação dos candidatos classificados será divulgada no site vestibular.upf.br às 11h no dia 16./ As matrículas da primeira chamada acontecem de 17 a 20 de novembro.

O gabarito está disponível no site da Uirapuru e também no link da UPF: https://secure.upf.br/apps/inscricao/vestibular/gabarito/

vestibu

 

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.