Segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Preciso expandir as arcadas dentárias. O que é isso?

Publicado em 24.07.2017 10:05

Um procedimento bastante comum quando se visita um dentista para realizar uma avaliação da oclusão é ouvir a expressão “Precisamos realizar uma expansão do arco”. Isto consiste em aumentar o mesmo em largura, e para isso é utilizado um aparelho intrabucal do tipo ortopédico.

Esse estreitamento do arco dentário ocorre durante a fase de crescimento e na maioria das vezes é causado por algum problema respiratório que exija a respiração bucal em algum período da vida, quando há ainda dentes de leite. Dormir de boca aberta por um longo período, seja por presença de adenóides hipertrofiadas ou uma simples rinite pode causar essa deformidade no arco.

Na maioria das vezes encontramos os dentes posteriores superiores encaixando por dentro dos inferiores, podendo ser de um lado ou até de ambos. Há casos que a atresia está disfarçada, não ocorrendo essa inversão da mordida, mas temos os dentes inferiores de trás bastante deitados para o lado da língua, deixando pouco espaço para ela e o osso de cima é bastante estreito, com o “céu da boca” bastante profundo, atrapalhando algumas vezes na fala e comprometendo a estética do sorriso.

A expansão é feita com aparelhos móveis ou fixos, denominados expansores ou disjuntores. Há indicações bem distintas para ambos, e um especialista experiente saberá indicar o aparelho corretamente. Hoje conseguimos realizar expansões ósseas dos 5 aos 25 anos. Além dessa idade é necessário uma cirurgia para permitir a abertura do arco.

A expansão deve ser feita por um profissional qualificado e competente. É muito importante se respeitar o biotipo facial para se definir a quantidade da expansão para não se criar uma desarmonia entre a face e os dentes. Não é um procedimento realizado para se conseguir espaço para alinhar os dentes. Sua indicação é bem definida e só será um procedimento duradouro se indicada e realizada corretamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.