Quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Potencial produtivo da Canola garante excelente rentabilidade

Publicado em 09.10.2015 9:20

Produtores estão com média superior a 25 sacas/hectare.

Os produtores do norte do Rio Grande do Sul estão em plena colheita da cultura da Canola, e os resultados de produtividade estão sendo positivos no campo. Na região de Erechim, produtores tem atingido em torno de 25 sacas por hectare, o que representa uma liquidez garantida aos produtores.

O produtor Jarbas Talgatti, da localidade de Capo-Êre – Erechim, investiu pela primeira vez na Canola e gostou da experiência. “Parecia que ia ser bem mais difícil, o clima contribuiu e com a assistência técnica da BSBIOS me orientando estou colhendo uma excelente safra. Estou com uma média de mais de 30 sacas/ha,” relatou satisfeito o produtor que possui 50 ha implantados da cultura.

A Canola é uma cultura de rotação, que traz muitos benefícios para a terra além de agregar valor à produção, dilui o custo com maquinário, custos  fixos e variáveis. “A cultura tem um custo de implantação mais barato relacionado com as outras culturas de inverno, comparando com cevada ou trigo.  Outro fato positivo é que o valor de venda do grão é atrelado ao da soja, o que traz uma boa lucratividade,” destacou o gerente da unidade de Capo-Êre, Erechim, Lizandro Pereira.

Após a colheita, a área está pronta para o plantio do milho, ou se a opção for pela cultura da soja, a semeadura pode se iniciar em 15 dias. A colheita deve se estender até o final de Outubro. De acordo com a CONAB no Estado foram cultivados aproximadamente 35 mil hectares de Canola, totalizando no país 40,1 mil ha.

Fotos: Divulgação BSBIOS

canola

 

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.