Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Pancadaria entre índios e agricultores é registrada em Passo Fundo

Publicado em 17.09.2014 16:21

Mais tensão envolvendo índios e agricultores da região. No final da manhã desta quarta-feira (17), cansados de verem suas terras sendo invadidas por famílias indígenas, os moradores e comerciantes do município de Erval Grande tomaram uma atitude drástica. O grupo se reuniu e colocaram todos os indígenas  que estavam acampados às margens da ERS 480, á força,  em um caminhão e uma van, juntamente com os seus pertences, para entregar à FUNAI de Passo Fundo.

Por volta das 13h30, o grupo chegou à FUNAI, e quando os índios saíram da van pegaram em paus e pedras , travando uma verdadeira guerra com os agricultores. A polícia solicitou reforços para conter as agressões, que duraram mais de 20 minutos. Nenhum pessoa ficou com ferimentos graves.

O líder indígena, Jacir de Paula, explicou que os agricultores chegaram no inicio da manhã, de forma truculenta e expulsaram os índios das suas barracas. Jacir criticou a falta de consideração por parte dos agricultores, que não respeitaram ninguém e jogaram eles na FUNAI. Jacir criticou a FUNAI, que nunca deu qualquer resposta ou assistência para eles.

O procurador do município de Erval Grande, Fabrício Nunes, criticou a ação hostil dos índios. Explicou que os agricultores removeram 13 indígenas que viviam na beira da rodovia, em condições de perigo. Ao chegar em Passo Fundo com os 13 índios, outros 30 esperavam na FUNAI e foi aí que a confusão começou. Nunes explicou que não existe área delimitada para os índios em Erval Grande sendo que a FUNAI não toma uma atitude para nenhum lado.

Por volta das 15h, temendo que a situação se agravasse e, diante da FUNAI estar de portas fechadas, o Comandante do 3º RPMOM, Tenente Coronel Fernando Carlos Bicca, reuniu uma comissão entre as duas partes e as levou até a Delegacia da Polícia Federal, na tentativa de um acordo. O caminhão que trouxe os pertences dos índios foi levado para o pátio do Quartel da Brigada Militar.

Os agricultores que vieram com seus carros e caminhonetes também se retiraram e voltaram para Erval Grande.

Fonte/Créditos; Rádio Uirapuru

indio

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.