Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

HSVP poderá receber unidade de transplante de medula óssea

Publicado em 07.06.2016 9:32

Começaram as tratativas para a implantação de uma unidade de transplante de medula óssea no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo.

Por solicitação do suplente de vereador Saul Spinelli (PSB/Passo Fundo), ocorreu em Porto Alegre reunião entre o ex-deputado federal Beto Albuquerque e o médico Pablo Santiago, que é pediatra do setor de oncologia infantil do HSVP, juntamente com Alberto Kaemmer, da Direção do Instituto do Câncer do HSVP e Cláudio Baumgarten, da Direção do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. No encontro foi definido calendário para apresentação do projeto, que será encaminhado ao Ministério da Saúde, e captação de verbas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2016 o Brasil irá totalizar mais de 10 mil novos casos de leucemia, doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida com o transplante. Encontrar um doador com a compatibilidade genética necessária é o primeiro obstáculo à cura. A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), de origem geralmente desconhecida, cuja principal característica é o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico, que inicialmente é feito por hemograma.
Créditos: Larissa Fagundes Valim

 

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.