Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Um pouco de sol pela manhã e temporal à tarde: a previsão para quarta-feira

Publicado em 14.10.2015 8:37

Os maiores volumes serão verificados na região Central, no Planalto, na Serra e Fronteira Oeste, conforme a Climatempo

Após uma manhã de chuvas fracas, alternadas com aberturas de sol, o Rio Grande do Sul deve ser atingido por fortes precipitações durante a tarde, que evoluem para temporal na quinta-feira, conforme previsão da Climatempo. Os maiores volumes serão verificados na região Central, no Planalto, na Serra e Fronteira Oeste.

– Os mapas mostram a formação de uma nova área de instabilidade para a quarta-feira, que vai crescer entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há risco de temporais à tarde para todo o Estado. Na quinta, a chuva forte é generalizada, e o alerta vale para todas as regiões – afirma a meteorologista Aline Tochio.

Na sexta-feira, há risco de temporal somente para o Norte, de acordo com a Climatempo. Na maior parte do Estado, os acumulados ficam entre 50mm e 100mm. O problema é que o nível dos rios continua alto, e a água ainda não escoou totalmente de vias alagadas desde a última semana.

As constantes chuvas da última semana deixaram pelo menos 3.039 desabrigados e 5.473 desalojados. Ao todo, 49 mil pessoas foram afetadas. Interessados em ajudar as comunidades que foram afetadas podem entregar donativos na Central de Doações, que fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Rua Borges de Medeiros, 1501, centro de Porto Alegre), ou entrar em contato pelo telefone (51) 3288-6781. Os itens mais necessários são alimentos não perecíveis e água potável, materiais de higiene e limpeza, colchões e cobertores.

Por que tanta água?

De acordo com a Climatempo, todo sistema que entra no Rio Grande do Sul vem com muita força devido à influência do fenômeno El Niño, a bloqueios atmosféricos e a áreas de baixa pressão que se formam sobre o Paraguai e a Argentina.

sol

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.