Sábado, 20 de outubro de 2018

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Presidente da ABPA, Francisco Turra, será homenageado especial do Prêmio Lide

Publicado em 25.05.2016 14:17

O ex-ministro da Agricultura e presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Francisco Turra será o homenageado especial do Prêmio Lide da Indústria de Alimentos 2016.  O prêmio – por seu trabalho de liderança na ABPA – será entregue em cerimônia durante o 4° Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos, no dia 17 de junho, em Goiânia (GO).

A escolha foi feita pelo comitê do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e do Lide Agronegócios, presidido pelo ex-ministro da Agricultura e Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues.

Natural de Marau (RS), Turra já exerceu mandatos de prefeito, Deputado Estadual e Deputado Federal.  Sua carreira sempre teve como foco principal o desenvolvimento do agronegócio do Brasil.

Como gestor, foi Diretor de Desenvolvimento do Banrisul. Posteriormente, assumiu a presidência-executiva da Conab, quando promoveu uma verdadeira revolução companhia, transformando—a, de uma organização com sérios problemas, na empresa pública mais eficiente do Brasil, segundo a Revista Exame.

Assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 1998, criando programas como o Moderfrota, além de diversas iniciativas voltadas para o pequeno e médio produtor, que permitiram ao país crescer sua produção em 18% no período. Em sua gestão, os embarques de carne bovina cresceram 81%; de frutas, 71% e de carne de frango, 20%.

Depois, comandou a Diretoria de Agronegócios da Fiergs e, posteriormente, a Diretoria de Desenvolvimento do BRDE.

Em 2008, assumiu a presidência-executiva da ABEF que depois, fundida com a UBA, formou a UBABEF.  Em 2014, tornou-se presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entidade que nasceu da união da UBABEF e da ABIPECS.

Atualmente também é Vice-presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura.

 

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.