Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Janeiro já é o mais chuvoso dos últimos 18 anos

Publicado em 20.01.2015 9:53

Volume acumulado de chuva já é 82% superior ao esperado para todo o período. Apenas no final de semana choveu 63mm

O mês de janeiro ainda nem acabou, mas já registra o maior volume de chuva dos últimos 18 anos. A atuação do fenômeno El Niño é um dos fatores responsáveis pelo volume de precipitações elevado. Conforme dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, apenas no final de semana choveu 63mm. No mês, o acumulado já é de 272mm, o que representa quase 82% a mais em relação ao esperado que é de 150mm. Nos próximos dias a chuva deve dar uma trégua, no entanto o céu deve permanecer parcialmente nublado a nublado praticamente toda a semana.

A chuva do final de semana foi provocada por uma área de instabilidade que estava atuando sobre a região.  De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio essa área de instabilidade causou pancadas de chuva, por vezes fortes, em pontos isolados. Em alguns lugares até mesmo queda de granizo pode ser registrada, condições consideradas normais para a estação. Sampaio destaca que a partir de amanhã um ar frio e seco deverá chegar à região e amenizar um pouco as temperaturas máximas, além de afastar um pouco a nebulosidade. No entanto, os indicativos são de que ainda na sexta-feira a chuva possa voltar. “O indicativo que temos é de que a chuva pode retornar com intensidade até forte novamente e com risco de temporais no Estado para o final de semana”, acrescenta Sampaio.

Temperaturas
Hoje o dia deve permanecer com céu parcialmente nublado a encoberto, podendo ocorrer chuva no decorrer do período. A mínima fica em 19ºC e a máxima em 28ºC. Já amanhã, o céu fica parcialmente nublado a nublado, com possibilidade mínima de chuva. As temperaturas variam entre 16ºC e 25ºC.  Na quinta-feira a temperatura máxima declina um pouco e o dia ainda pode ser de céu claro a parcialmente nublado. A mínima fica em 15ªC e máxima em 24ºC. Na sexta-feira a temperatura volta a entrar em elevação e a máxima pode chegar aos 28ºC. A mínima fica em 16C. A chuva pode voltar a partir de sexta. “Este mês tranquilamente deve ultrapassar a quantidade de chuva de 1995 que foi de 301mm. Nos últimos 35 anos, a maior quantidade de chuva aconteceu em 1996 de 355mm. No ano passado, no mês de janeiro, choveu 193mm”, compara Sampaio.

 

Créditos: O Nacional / Divulgação: Portal 21

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.