Sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Mestrado em Administração da IMED realiza pesquisa sobre o Índice de Preços Médios de Imóveis em Passo Fundo

Publicado em 05.11.2015 13:47

O Programa de Mestrado em Administração da IMED divulga o primeiro levantamento dos preços médios de imóveis em Passo Fundo, calculados por meio do Índice de Preços Médios de Imóveis – IPMI/IMED.

A pesquisa contou com uma amostra de 681 imóveis distribuídos entre os bairros da cidade de Passo Fundo. A amostra contemplou a coleta de imóveis disponíveis para locação (149 imóveis) e para venda (532 imóveis). A amostra foi estratificada por apartamentos (324 imóveis), casas e terrenos (269 imóveis) e salas comerciais (88 imóveis).

Este primeiro levantamento dos preços médios dos imóveis em Passo Fundo indica que o preço por metro por metro quadrado do aluguel de uma sala comercial. Este fato pode ser reflexo da oferta de apartamentos que é amplamente superior à oferta de salas comerciais para aluguel. (Imagem 1)

Os dados apresentados mostram que, o preço médio de venda dos imóveis por metro quadrado no centro é 18% maior que o valor do metro quadrado de apartamentos nos demais bairros da cidade.

Na imagem (2) é possível ver a diferença entre os valores de acordo com a localização.

Sobre a pesquisa

A Sondagem Econômica e Setorial é um projeto desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Escola de Administração da IMED que possui a finalidade de gerar informações de monitoramento da situação atual e antecipação de eventos futuros da economia e de setores específicos na cidade de Passo Fundo.

O Índice de Preços Médios de Imóveis (IPMIexpressa o valor médio por metro quadrado dos imóveis comercializados em Passo Fundo. O indicador retrata o valor médio do metro quadrado nas condições de venda e locação de imóveis. Os imóveis são segmentados em três classes principais: apartamentos, casas e salas comerciais.

01 02

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.