Domingo, 23 de setembro de 2018

Facebook Twitter Instagram

Bem-vindo ao Portal de Vanini

Sobre a cidade

Os primeiros colonizadores que chegaram à região, por volta de 1906, eram oriundos de Bento Gonçalves, Veranópolis, Garibaldi e Caxias do Sul. Os italianos se instalavam nesta região, devido às características do relevo ser semelhantes as da sua terra natal (Itália) e dos municípios que migraram. Pois sabemos que nesta região, a princípio haviam se instalado algumas famílias de alemães. No entanto, devido ao relevo montanhoso acabram indo para o Vale do Rio do Sinos.

Encontraram a mata virgem formada de imensos pinhais de copa, dificultado a penetração para início de trabalho de cultivo da terra. Tudo estava por fazer, a começar pelas moradias que foram construídas de costaneiras dos pinhais, feitas de maneira artesanal.

De maneira braçal, a base do machado, foram derrubando as matas e trabalhando a terra para as culturas da época. Foram abrindo “picadas” na mata e com o passar do tempo pelo andar próprio do cavalo ou burro foram formando as “trilhas”- uma forma de escada no solo da mata, proveniente da passada e pata do cavalo.

A origem do nome “VANINI” é oriunda do primeiro comerciante da localidade denominado Severino Vanini. Com o passar do tempo foi se popularizando e perdura até nossos dias.

 

Dados Gerais

    O município de Vanini foi desmembrado do município de Casca; conforme a Lei Estadual de número 8.459, de 08 de dezembro de 1987, possui uma área de 62 quilômetros quadrados.

LIMITA-SE COM:

Limita-se: A LESTE, com São Jorge.

A OESTE, com Ciríaco  e São Domingos do Sul.

A NORTE, com David Canabarro.

A SUL, com São Domingos do Sul.

 

ALTITUDE:

O nosso município está localizado a uma altitude de 720 metros.

 

POPULAÇÃO:

A população de nosso município é de 1.956 habitantes (conforme dados do Censo de 2007), sendo 904no meio urbano e 1052 no meio rural.

DISTÂNCIA DA CAPITAL:

A distância aproximada entre o nosso município e a capital é de 250 quilômetros.

POSTO DE SAÚDE:

Contamos com um posto de saúde, onde trabalham dois médicos, um ginecologista, uma pediatra, quatro dentistas, enfermeiros, uma psicóloga, uma nutricionista, uma fonoaudióloga e uma farmacêutica, prestando serviços a todos que dele precisam, atendendo gratuitamente.

ESCOLAS MUNICIPAIS:

Temos duas escolas municipais:

Uma de Educação Infantil (Pré-escolar)

Uma de Ensino Fundamental.

Juntas atendem aproximadamente 120 alunos.

ESCOLA ESTADUAL:

Temos uma escola estadual de ensino médio, cujo nome da mesma é Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Josué Bardin, com aproximadamente 250 alunos.

PRINCIPAL CARACTERÍTICA ECONÔMICA:

A principal característica econômica do nosso município é a AGROPECUÁRIA. Na agricultura destaca-se o cultivo do milho, fumo, soja, feijão…, além das culturas de subsistências. Na pecuária destaca-se a criação de gado leiteiro e de corte, suinocultura e aves.

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DA POPULAÇÃO:

A composição étnica da população é constituída, na maioria, de famílias de origem italiana, além de poloneses, alemães e mestiços.

FALA-SE LINGUA ESTRANGEIRA:

Devido às origens de nossos antepassados, a nossa população, em sua maioria fala o dialeto VENETTO.

PRINCIPAL VIA DE ACESSO:

A principal via de acesso para o nosso município é a RS129.

DEMAIS DADOS DO MUNICÍPIO:

O nosso município encontra-se situado no Planalto Sul Rio-grandense na Micro-região da Encosta Superior do Alto Taquari. Seu clima é temperado, com chuvas regulares e formação de geadas durante o inverno. A temperatura varia entre 12graus no inverno e 24 graus no verão.

Devido a grande quantidade basáltica, o solo é bastante montanhoso.

Os principais rios que se destacam são: Rio Carreiro e o Rio São Domingos.

O setor industrial do município, embora não seja a principal atividade econômica, conta com indústrias madeireiras, de calçados, de móveis e tijolos.