Domingo, 21 de outubro de 2018

Facebook Twitter Instagram

Bem-vindo ao Portal de Passo Fundo

Sobre a cidade

Era uma passagem afundada no rio Jacuí, perto desta cidade. Passo Fundo, conservando o batismo que lhe foi dado pelos índios colorados, é chamado GOYO-EM, palavra composta que na língua dos mesmos significa muita água, rio fundo e, portanto, por analogia, se pode também traduzir por Passo Fundo.

 

Remonta o nome desta cidade aos velhos dias em que, para evitar a volta e demais inconvenientes da antiga estrada por Viamão e Santo Antônio da Patrulha, os tropeiros entraram pela campanha, ainda deserta, fazendo o trajeto da viagem do sul riograndense para São paulo e vice-versa, passando por aqui.

 

Ao vão que hoje chamamos Passo, estendeu-se o nome ao rio respectivo e ao lugar da cidade, originada muito depois em pequeno núcleo de moradores formado junto a estrada, no centro da atual Av. Brasil e que para não confundir-se com outro Passo Fundo situado pouco aquém do local em que posteriormente surgiu a Vila de Lagoa Vermelha, era chamado Passo Fundo de Missões, denominação com a qual aparece ainda em 1856 em documentos públicos.

 

Como decorre de trabalhos históricos referentes as Missões Orientais do Uruguai em cujo território está situado o Município, o rio que assim foi denominado Passo Fundo é o mesmo Uruguai – mirim do tempo dos Jesuítas.

 

O rio Passo Fundo foi sempre um marco referencial importante para a passagem dos tropeiros que abriram esse novo caminho para encurtar o trajeto até a feira de Sorocaba e de lá às Minas Gerais.

Assim esse novo caminho valentemente desbravado uniu a região das Missões ao centro do País.

 

O rio Passo Fundo foi testemunho de todos os momentos da nossa história. Se o rio pudesse falar ele diria tudo o que ele presenciou por aqui: o início do povoamento, a implantação do progresso e abusca do desenvolvimento e do bem estar de todos os seus habitantes.

 

Dados Gerais

A População Total do Município era de 168.458de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Sua Área é de 780,36 km² representando 0.2902% do Estado, 0.1385% da Região e 0.0092%de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.804 segundo o atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

 

Ano de Instalação: 1857

Microrregião: Passo Fundo

Mesorregião: Noroeste Rio-Grandense

Altitude da Sede: 687 m

Distância à Capital: 227,44Km

Área Territorial: 780,36 km² 

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD