Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Reunião aponta a necessidade de melhorias para presídio de Passo Fundo

Publicado em 14.10.2015 17:47

Nesta tarde de quarta-feira(14), em reunião da Comissão Especial de Direitos Humanos, representantes do Instituto Penal e do Presídio Regional de Passo Fundo informaram aos parlamentares da Casa Legislativa, os principais pontos para qualificar as duas casas penais do município. Participaram da reunião, os vereadores Claudio Luiz Rufa Soldá (PMDB), Wilson Lill (PSB), Isamar Oliveira (PT), Ernani Laimer (PDT), Rui Lorenzato (PT), Sidnei Ávilla (PDT) e Patric Cavalcanti (DEM).

Em Passo Fundo, tanto o Presidio Regional, quanto o Instituto Penal – que trabalha com o sistema semiaberto – atuam com superlotação.  Os dois sistemas recebem apenados de cerca de 10 municípios da região. A presidenta da Comissão Especial de Direitos Humanos, vereadora Claudia Furlanetto (PT) comentou sobre a necessidade de firmar parcerias para qualificar e garantir segurança a esses espaços.

O presidente do Conselho da Comunidade Penitenciária, Vinicius Toazza, comentou que toda a segurança pública de Passo Fundo está comprometida com a situação atual das casas penais de Passo Fundo. “São lugares que, nas condições que estão, não tem como ressocializar os apenados. O amparo social e restaurativo está comprometido” destacou.

Para o presidente do Legislativo, vereador Marcio Patussi (PDT), a Câmara de Vereadores é um importante agente para atuar frente às reformas necessárias para as instituições quanto para a construção do novo presídio do município, às margens da BR 285, entre Passo Fundo e Carazinho.

Entre as necessidades apontadas estão a reforma das salas de aula, reforma da rede elétrica, instalação de câmeras de segurança, ampliação da guarita da Brigada Militar e concerto do gerador de energia. Como encaminhamentos, a Câmara de Vereadores solicitará uma audiência com o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi e solicitará a participação das Câmaras de Carazinho e Marau.

suse

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.