Sexta-feira, 22 de junho de 2018

Facebook Twitter Instagram

Bem-vindo ao Portal de Nova Alvorada

Sobre a cidade

A colonização do Município de Nova Alvorada-RS iniciou-se pelos anos de 1915, por Imigrantes Italianos e seus descendentes. Em busca de vida nova, com espirito de luta e muita coragem, os Imigrantes Italianos desbravaram a mata, abriram picadas e instalou-se aqui em Nova Alvorada.

Traziam a família, ferramentas, sementes, experiências de trabalhos e, sobretudo, uma vontade de vencer na vida.Apesar do sofrimento pela sobrevivência, era um povo unido, alegre, solidário e trabalhador.  Os primeiros imigrantes que chegaram em Nova Alvorada, foram as famílias de: VICENTE GUERRA: Instalou a primeira casa de comércio na Vila.

Inicialmente, quando os primeiros imigrantes deixaram sua Pátria e vieram para o Sul do Brasil, a fim de que aqui  encontraram uma vida mais promissora, batizaram essa região com o nome de POVOADO NOVO, expressando seus sentimentos de esperança com a terra que viriam colonizar.

Além de dedicarem-se ao cultivo da terra, instalaram  aqui, as casas de comércio, escolas e, em seguida, Igrejas. Assim a infra-estrutura necessária à formação de um Município foi se tornando uma sólida realidade.

A vida foi crescendo e fez-se necessário traçar as ruas para a venda dos lotesFoi então chamado um agrimensor, morador de Camargo, para realizar o traçado. Como o nome era Povoado Novo, sugeriu um outro nome. Depois de alguns dias, enviou para a comunidade o nome sugestão “ALVORADA”. O povo aceitou e desde então passou a chamar-se ALVORADA.

Emancipada,  Alvorada passou a ser “NOVA ALVORADA”, porque o Estado não permitia dois Municípios com o mesmo nome, como no Estado do Rio Grande do Sul, já existia um Município com o nome de ALVORADA, a opção foi NOVA ALVORADA.

 

Dados Gerais      

Nova Alvorada localiza-se na região do Planalto Meridional do Rio Grande do Sul, na Microrregião n°  312- Colonial  do Alto Taquari.   Com uma área de 148 Km e a uma distância de 243 Km da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Está localizada a uma altitude aproximadamente de 563 metros acima do nível do mar.

LATITUDE SUL: 28 graus e 51 minutos (28° 51’).

LONGITUDE OESTE: 51 graus e 96 minutos (51° 96’).

 

DISTRITOS:

Primeiro Distrito: O da SEDE de Nova Alvorada

Segundo Distrito: O de General Cadorna

LIMITES:

O Município de Nova Alvorada limita-se com:

NORTE: Com os Municípios de Camargo e Vila Maria.

SUL: Com o Município de Itapuca.

LESTE: Com os Municípios de União da Serra e Montauri.

OESTE: Com os Municípios de Itapuca e Soledade.

 

Os primeiros acessos e distâncias com os Municípios limítrofes são:

NOVA ALVORADA –  Camargo,  10 Km.

NOVA ALVORADA –  Vila Maria,  20 Km.

NOVA ALVORADA – Arvorezinha, 40 Km.

NOVA ALVORADA – Montauri, 11 Km..

NOVA ALVORADA – Soledade  76 Km.

NOVA ALVORADA – Marau ,  35 Km.

NOVA ALVORADA – Itapuca ,15 Km.