Segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Jéssica Pasa: a rainha da Festa Italiana de Marau fala do desafio em representar a cultura pelo RS

Publicado em 23.05.2016 18:40

Beleza, simpatia e cultura. Quesitos que definem a nova rainha da Festa Italiana de Marau, Jéssica Pasa, que será empossada oficialmente durante o Festival Nacional do Salame em junho. Jéssica é filha de Luiz Pasa e Marinês Fátima Tessaro Pasa, irmã da Sheila e Vanessa Pasa. Aos 22 anos, ela namora o jovem Mateus Bernardon e faz Mestrado em administração pela IMED em Passo Fundo.

O Portal 21 conversou com a “regina”, que falou um pouco do desafio em representar a cultura italiana Marau à fora. Confere aí:

rainha

Por que você decidiu participar do concurso?

Acompanhei o trabalho das outras Rainhas da festa italiana e era perceptível a forte presença da cultura italiana representada na figura da Rainha. Então, com o passar do tempo foi crescendo o meu interesse em participar desse concurso. E, em 2016 felizmente compete a mim mostrar para as demais culturas, as heranças deixadas pelos italianos. Participar da história do município, mais precisamente na cultura de nossa cidade é uma imensa satisfação, a cultura italiana é linda, a gastronomia, as festas, a religião e as tradições possuem uma riqueza cultural muito grande. Eu como descendente de italianos, estou muito feliz em poder representar Marau em um de seus maiores eventos que visa, resgatar, preservar e exaltar a cultura italiana.

Sua família e amigos te incentivaram?

Minha família sempre me apoia e não mede esforços para que meus objetivos sejam realizados. E, dessa vez não foi diferente. O incentivo deles foi crucial para que minha decisão em participar do concurso se tornasse real. Agora, como Rainha da Festa Italiana 2016 continuo recebendo muito carinho da minha família, sendo um fator importante para que no decorrer do ano a cultura italiana seja muito bem representada. Meus amigos foram e são essenciais, me apoiaram e me ajudaram muito, mas o mais gratificante foi o carinho das muitas mensagens e dos abraços verdadeiros que recebi.

Como você encara o desafio de substituir a Victória e representar a nossa cidade pelo Estado?

A Victória representou muito bem a cultura italiana de Marau, ela é linda, simpática e tem uma qualidade admirável, a humildade.  Meu desejo como rainha é continuar fazendo o belo trabalho que ela fez, podendo mostrar a cultura de nossa cidade para muitos lugares, com o máximo de dedicação possível.

Você tem planos de seguir participando de concursos?

A princípio não. Quis ser Rainha da festa italiana pela admiração e carinho que tenho pela cultura. Portanto nesse momento, participar de outros concursos não é minha intenção.

Deixe um convite a toda população para que participem da Festa italiana:

Marau irá comemorar sua Vigésima Oitava Festa Italiana no mês de Junho de 2016. Eu como Rainha, tenho prazer em convidar você, sua família e todos os seus amigos a prestigiarem nossa bela festa italiana. Serão dias de muita alegria e, de se permitir experimentar as deliciosas comidas e bebidas servidas nas mesas italianas. Marau lhe espera para que juntos possamos celebrar as maravilhosas tradições da nossa cultura italiana.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.