Terça-feira, 17 de setembro de 2019

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Gentil foi destaque no Estado com o Projeto Sorrindo para o Futuro

Publicado em 12.03.2015 9:33

O Projeto Sorrindo para o Futuro é desenvolvido no município em parceria com o Sesc unidade de Passo Fundo desde o ano de 2011 e já atendeu cerca de 350 crianças nas três escolas da rede municipal de ensino. E na terça-feira (10) a equipe de saúde bucal, a cirurgiã-dentista, Elisângela Lopes e a auxiliar Raquel Tibolla, juntamente com a secretária de Educação, Nelci Silvestri e o prefeito municipal Vanderlei Ramos do Amaral, estiveram no Teatro do Sesc Gravataí, em um evento de exposição das experiências em nível estadual do projeto.

De acordo com a dentista, Elisângela, “o evento contou com a participação de cinco municípios que foram escolhidos para fazer os seus relatos de experiência sobre o projeto. Dos 410 municípios que participam Gentil foi escolhido para representar a região de Passo Fundo, o que para nós é uma honra” – explica a profissional.

Presente na abertura do evento, o prefeito disse satisfeito que “esta é a demonstração do esforço e profissionalismo da equipe, no sentimos orgulhosos por saber que nosso município está mundo bem representado em um evento desta importância”.

A secretária de Educação, Nelci Silvestri, que acompanhou a equipe no evento em Gravataí disse entusiasmada com os resultados obtidos que “esse é o resultado de um trabalho que vem sendo feito há três anos no município, e somente obteve êxito graças às parcerias entre o Sesc, a Secretaria de Saúde e Educação, além dos profissionais que se engajaram na ideia e cada um fez a sua parte da melhor maneira possível” – ressalta a secretária.

“O apoio do Sesc – Unidade de Passo Fundo tem sido fundamental em todas as etapas do projeto, seja com as orientações repassadas ou com todo o material que eles nos repassam, como os kits que são entregues aos alunos. Além é claro das demais profissionais que nos auxiliam disponibilizando aos alunos um verdadeiro atendimento multidisciplinar, que é a nutricionista, Patrícia Tonial e a fonoaudióloga, Kelli Botezini” – conta Elisângela.

O projeto Sorrindo para o Futuro em Gentil

Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto convém citar que ele é pioneiro no Brasil, e tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, a parceria feita com centenas de municípios gaúchos em 2014, abrangeu mais de 260 mil crianças de 3.187.

Em Gentil a inciativa já beneficiou cerca de 350 crianças, onde a equipe do projeto percebeu que ao longo destes 4 anos houve a redução significativa de casos de placa bacteriana e do índice de cárie. Com o as atividades relativas ao projeto também houve a melhora na higiene bucal, diminuição dos procedimentos curativos e o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis. Todo o projeto é desenvolvido pela equipe de saúde bucal com a parceria de profissional na área de nutrição e fonoaudiologia.

“Um ponto importante no sucesso do programa é o envolvimento dos educadores, pois eles dão continuidade às atividades iniciadas pelos profissionais justamente pelo fato de estarem diariamente em contato com os alunos promovendo as escovações diárias, incentivando os cuidados com a higiene bucal e no preenchimento das cartilhas” – explica a dentista Elisângela.

O projeto será desenvolvido este ano novamente pela importância e contribuição com a incentivação de hábitos mais saudáveis.

 

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.