Sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Facebook Twitter Instagram

Bem-vindo ao Portal de Ernestina

Eventos

Nome: EXPOER – Feira da Indústria, Comércio, Agropecuária, Prestação De Serviços e Turismo de Ernestina.

Data da Realização; abril

Característica do Evento: A EXPOER surgiu como forma encontrada de divulgar as potencialidades que o município de Ernestina tem. Através da união de vários segmentos representativos da comunidade, formação de uma comissão organizadora foi possível a realização da I EXPOER – Feira da Indústria, Comércio, agropecuária e Turismo de Ernestina.  A união provou que juntos somos fortes e que Ernestina tem um potencial sem igual, tanto na sua beleza natural banhadas pelo rio Jacuí, como humanas um povo agregador de valores. Na Programação do Evento conta com um espaço especial para a exposição interna de comércio, e espaço externo exposição da indústria de máquinas agrícolas, revenda de carros, mostra turísticas, Shows artísticos e culturais e praça de alimentação.

 

Nome: ENCONTRO DE CORAIS

Data da Realização: maio

Característica do Evento: Encontro tradicional de corais promovido a nível de região. Onde, em Ernestina no mês de maio é realizado um encontro de corais e as apresentações dos grupos se dão dentro na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Jantar e Baile de confraternização.

 

Nome: BAILE DO CHOPP

Data da Realização: janeiro

Característica do Evento:  Festa Gastronômica


Nome: FESTA DO COLONO

Data da Realização: julho

Característica do Evento: Festa tradicional Ecumênica. Nos anos 50 a comunidade de Ernestina realizou a primeira festa do colono e do motorista. Contavam com desfile dos instrumentos de trabalho rural da época, carroças, juntas de bois, raros caminhões e os primeiros tratores adquiridos. Contam os moradores mais antigos que as lojas de venda de tratores da época patrocinavam a carne (1000 Kg) para o churrasco e eram assados na praça central.  Festa tradicional que até os dias de hoje fazem parte do nosso calendário de eventos, onde conta com a junção da comunidade Católica e Evangélica de Confirmação Luterana do Brasil. Desfile, procissão e benção dos carros, caminhões e máquinas agrícolas. É servido suculento churrasco ao meio dia e deliciosas saladas e doces da gastronomia local, é realizado leilões e sorteios de brindes aos participantes, animação a tarde toda por bandinhas alemã.

 

Nome: BAILE DA CUCA E LINGUIÇA

Data da Realização: agosto

Característica do Evento: Em meados dos anos 70, a comunidade evangélica se reuniu para juntos organizarem um evento da época para destacar seus hábitos e costumes típicos da descendência predominante no município a etnia alemã. Surgiu a idéia de dançar, se divertir e comer muito. As mulheres se dedicavam na preparação das tradicionais cucas assadas em forno de barro e os homens se encarregavam de fazer as lingüiças (salames) desde da escolha do porco até o cozimento dos mesmos.

 

Nome: CAFÉ COLONIAL

Data da Realização: agosto

Característica do Evento: O café colonial é o evento tradicional na comunidade São Francisco de Assis – Localidade Esquina Penz. O evento foi criado em 2006, conta com uma equipe organizada da comunidade e disposta para realizar o evento. Com a preparação de todos os produtos da gastronomia a base da carne do porco.

 

Nome: FESTIVAL DO BOI NO ROLETE

Data da Realização: agosto

Característica do Evento: Organizou-se num grupo de integrantes do CTG Unidos Pela Tradição, no qual algumas pessoas participaram de uma festa em uma cidade do Paraná, e contando aos amigos e tiveram a idéia de organizar o I Festival Boi no Rolete em Ernestina (2008), festa que já é considerada tradicional e acontece anualmente no mês de Agosto.  Curiosidade é que o os Bois são assados inteiros no rolete dentro dos fornos levando aproximadamente de 18 horas para assar. As equipes de trabalho ficam de ronda, se revezando, conto causos e se divertindo para passar o tempo.