Domingo, 21 de janeiro de 2018

Facebook Twitter Instagram
<< Voltar

Carazinho – RS

A ocupação humana, na região Sul do Brasil, teve início com os povos indígenas, naturais da terra, especialmente os Guaranis, kaigangs e Carijós. Posteriormente vieram os padres Jesuítas com o objetivo de catequizar os índios, fundando, na região duas aldeias indígenas: São Carlos do Caapi, em 1631 e Santa Tereza, em 1632.

O povoamento do território, que compreende atualmente o Município de Carazinho, inicia-se no ano de 1827 com a instalação da primeira fazenda de criação de gado, pertencente a Rodrigo Felix Martins, denominada Estância São Benedito, localizada nas proximidades do atual distrito de Pinheiro Marcado. Ainda chegaram no mesmo ano, Bernardo Paes de Proença, Alexandre da Mota, e ao longo do século XIX, também acabam chegando os Quadros, Xavier, Vargas, Albuquerque, Marcondes, Pádua, entre outros.

Em busca de novas terras, Possidônio Ribeiro de Sant’Ana Vargas instala-se na região. Segundo a tradição, seu filho, Pedro Vargas, idealizou a criação de um arraial, sendo que, após sua morte, em homenagem ao filho falecido, Possidônio Vargas doa, em 1880, terras para a construção de uma capela denominada Senhor Bom Jesus de Iguape, dando origem a Carazinho.Carazinho teve, oficialmente, sua emancipação no dia 24 de janeiro de 1931 por ato do então interventor, General Flores da Cunha, cumprindo promessa em retribuição ao trabalho desenvolvido na Revolução de 1930, pelo Barracão Liberal, sendo nomeado o primeiro Prefeito:  Homero Guerra.

A agricultura de subsistência predominou praticamente durante todo o século XIX, até a vinda dos imigrantes que desenvolveram a agricultura comercial. A ferrovia como meio de transporte e a expansão demográfica impulsionam o mercado

 

Dados Gerais

  • Dados Demográficos

Altitude: 603m

Área territorial do município: 676 Km²

Área urbana: 115 km²

Área rural: 561 km²

  • Coordenadas Geográficas:

Latitude: 28° 17′

Longitude: 52° 47

Mesorregião: Noroeste Riograndense

Região Geográfica: Sul

  • Limites do Município:

Norte: Coqueiros do Sul e Almirante Tamandaré do Sul.

Sul: Não-Me-Toque e Colorado.

Leste: Passo Fundo.

Oeste: Chapada e Santa Bárbara do Sul.

Nordeste: Pontão e Coqueiros do Sul.

Noroeste: Chapada.

Sudeste: Santo Antônio do Planalto.

Sudoeste: Saldanha Marinho