Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Carazinho tem dois casos suspeitos de Zika e chikungunya

Publicado em 08.04.2016 9:13

Ocorreu na manhã de quinta-feira (07), no salão nobre da secretaria municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Carazinho, a primeira reunião do comitê frente ao trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Estiveram reunidos, representantes de secretarias e departamentos do município, bem como, representantes da União das Associações Comunitárias de Carazinho (UACC) e demais entidades com as equipes técnicas da secretaria da saúde.

O chefe da vigilância sanitária, o veterinário, André Prado, explicou que o principal objetivo deste comitê criado a partir da portaria 490/2015 do executivo municipal é trabalhar nas ações e problemas das situações encontradas no sentido de tratar deste vetor e consequentemente das doenças. Segundo o chefe, o comitê está nas suas primeiras reuniões organizando sua composição e definindo ações para serem executadas.

Sobre os casos suspeitos no município, ele explicou que até o momento chegaram até a secretaria 12 notificações de casos suspeitos de dengue, onde o material recolhido foi encaminhado para análise no Laboratório Central do Estado. Destes, nove resultados já voltaram e o resultado foi não reagente a doença e três ainda aguardam o resultado.  Já sobre a febre chikungunya e zika vírus, atualmente existem dois casos, um de cada doença, onde o material já foi coletado e encaminhado para análise, porém os resultados ainda não chegaram.

Ainda de acordo com André Prado, na CTI no Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) atualmente existe uma pessoa internada com suspeita de dengue hemorrágica, porém, André explicou que este paciente é do município de Chapada e que da mesma forma, o material para análise já foi enviado para o Laboratório Central do Estado.

*Portal Gazeta

 

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.