Domingo, 24 de junho de 2018

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Lavar as mãos, um gesto simples que salva vidas

Publicado em 19.05.2016 15:57

lavarmaos

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, existe desde 1978, e tem como função elaborar medidas de controle e prevenção das infecções hospitalares. O dia 15 de maio é lembrado no país como Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares, fazendo um alerta para a prevenção e cuidados com as infecções. Uma das principais medidas de prevenção do Controle de Infecção é a higienização das mãos, gesto simples porém, fundamental. O hábito de lavar as mãos reduz e previne infecções, além de promover a segurança dos pacientes, profissionais da área da saúde, familiares e demais usuários dos serviços de saúde. Por isso, nesta semana, os profissionais do SCIH fizeram orientações e distribuíram álcool gel de bolso para todos os setores do HSVP.

Anualmente nos países desenvolvidos, entre 5 e 10% dos pacientes internados desenvolvem infecção hospitalar. A enfermeira do SCIH, Dionara Schlichting, explica que o agente causador da infecção hospitalar geralmente é uma bactéria e pode ser do próprio paciente. “O risco de um paciente adquirir infecção está presente em qualquer instituição de saúde. Os índices apontam que grande parte das infecções hospitalares podem ser prevenidas, ressaltando ainda mais o trabalho realizado pelo Controle de Infecção”, evidencia.

Ainda, conforme Dionara é exigência legal no Brasil que todos os hospitais tenham uma comissão e programa permanente de controle e prevenção de infecção hospitalar. Por isso, com o o slogan “Se você pudesse ver os micro-organismos você lavaria as mãos” o SCIH, promove ações de orientação à pacientes, familiares e profissionais da instituição, buscando evitar e prevenir que as infecções ocorram. “As principais formas de diminuir a infecção hospitalar é higienizar as mãos antes e após visitar um paciente e solicitar que o profissional da saúde lave as mãos antes de realizar qualquer procedimento. É importante que a higiene das mãos seja feita de forma correta, com água e sabão ou álcool gel”.

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.