Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Frio intenso afeta produção e eleva preço do alface no Rio Grande do Sul

Publicado em 22.06.2016 10:25

O frio intenso registrado nas últimas semanas no Rio Grande do Sul afetou diretamente o cultivo do alface, o que elevou os custos de produção da hortaliça no estado. A situação reflete nos preços ao consumidor. De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), de janeiro a junho deste ano, o valor do pé de alface subiu 17%.

Em um supermercado de Santa Maria, na Região Central do estado, o aumento foi de 25% nos últimos dois meses. Na cidade, a unidade da alface crespa custa em média R$ 2. O produtor rural Elton Weber produz cerca de um hectare de alface. Com as baixas temperaturas e menos luminosidade, ele explica que as mudas levam o dobro de tempo para se desenvolverem.

“A gente planta bastante, mas na verdade colhe pouco não é? De repente você planta uma quantia e colhe um pouco mais da metade, porque ela não se desenvolve. Com certeza aumenta o custo”, diz Weber.

Com o preço mais alto, os consumidores optam por pechinchar ou procurar o produto em outros lugares, além do supermercado. A professora Andiara Dalla Costa diz que pesquisa preços e reforça que na feira “está mais em conta”. Já a cabeleira Ana Lucia Flores diz que analisa a qualidade do produtor com o valor indica nas placas.

 

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.