Domingo, 19 de agosto de 2018

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Emater aponta que Rio Grande do Sul terá a maior safra de soja da história

Publicado em 29.04.2016 18:52

safra

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, apresentou o levantamento finalizado nesta semana pela Instituição sobre as condições das lavouras da safra de verão 2015/2016. O destaque positivo fica com a cultura da soja, a atração principal da feira, com uma produção de 16,34 milhões de toneladas, que deverá ser a maior da história.

O levantamento, realizado em 328 municípios e que corresponde a 80% da área cultivada, indica que o aumento na área plantada foi de 3,92% fazendo com que o Estado alcançasse 5,470 milhões de hectares plantados. A produtividade média estimada atualmente é de 2.988 kg/ha e a cultura está com 85% de área colhida. “Este número, se confirmado, colocará a atual safra de soja como a maior até hoje obtida no Estado, superando inclusive a do ano passado, quando foram obtidas 15,7 milhões de toneladas, segundo o IBGE”, salienta Kuhn.

A redução na área do milho, que já era esperada pela opção dos agricultores pela soja devido aos custos de produção e ao valor do produto, ficou em 12,94%. “Entre as culturas analisadas, o milho foi que apresentou a maior variação em relação à safra anterior. Apesar da irregularidade climática ocorrida, a produtividade desta safra (6.264 kg/ha), se confirmada já que a cultura está com 90% colhida, será apenas 3,99% menor que a do ano passado, a maior até hoje alcançada no RS”, comenta Clair. Fortemente impactada pela expressiva redução na área e por problemas climáticos no fim do ciclo, a produção recua 16,40%, podendo se esperar uma produção de 4,7 milhões de toneladas.

 

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.