Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Facebook Twitter Instagram

<< Voltar

Comercialização de soja em queda no RS

Publicado em 06.11.2016 21:32

Dados divulgados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) mostram queda das exportações do setor agrícola, atingindo especialmente a soja. As exportações do agronegócio gaúcho como um todo foram de R$ 11 bilhões no terceiro trimestre de 2016.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, o valor negociado teve redução de 5,8% e, em volume, caiu 9,3%. Super safra norte-americana, redução de prêmios pagos aos agricultores que exportam e, ainda, a desvalorização do dólar, são fatores que contribuíram para essa redução.O grão nacional ficou um pouco de lado nos principais mercados compradores.

Esse cenário provocou como efeito colateral a alta nos estoques nacionais. O cerealista Emeri Tonial, participando do programa Cotações e Mercado no último domingo, revelou que 58% da soja da atual safra ainda não foi comercializada por conta da baixa nas exportações e está armazenada nos portos. Também existem agricultores, principalmente aqueles que não venderam quando a saca estava com valor superior a R$ 90,00, que tem soja guardada.Além disso, Tonial revela dados do mercado futuro, que também apresenta alterações. Segundo ele, no Rio Grande do Sul os negócios reduziram de 25% no ano passado, para 15% neste ano. Explica que os silos estão cheios e o agricultor que estava capitalizado segurou a produção a espera de uma melhor oportunidade.

 

Relacionado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.